ATA DA REUNIÃO DE INSTALAÇÃO DA QUARTA COMISSÃO REPRESENTATIVA DA DÉCIMA SEGUNDA LEGISLATURA, EM 05-01-2000.

 


Aos cinco dias do mês de janeiro do ano dois mil reuniu-se, no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, a Comissão Representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre. Às nove horas e trinta minutos, foi efetuada a chamada, sendo respondida pelos Vereadores Adeli Sell, Cláudio Sebenelo, Eliseu Sabino, Guilherme Barbosa, João Dib, José Valdir, Juarez  Pinheiro e Luiz Braz, Titulares. Constatada a existência de "quorum", o Senhor Presidente declarou abertos os trabalhos e instalada a Quarta Comissão Representativa da Décima Segunda Legislatura. À MESA, foi encaminhado, pelo Vereador Elói Guimarães, 01 Pedido de Providências.  Do EXPEDIENTE constaram: Ofícios nºs 705, 706, 714, 720, 721 e 722/99, do Senhor Prefeito Municipal de Porto Alegre; 58/99, do Vereador Waldemar Jones Biglia, Presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul - RS. Após, o Vereador Juarez Pinheiro, na presidência dos trabalhos, registrou o retorno do Vereador Adeli Sell às suas atividades parlamentares, após período de convalescença, e mencionou ter o Vereador João Dib sofrido acidente automobilístico. Em COMUNICAÇÃO DE LÍDER, o Vereador João Dib, ao discorrer sobre acidente de automóvel sofrido por Sua Excelência na Auto-estrada Porto Alegre - Osório no dia trinta e um de dezembro do corrente, teceu considerações sobre os postos de pedágio existentes nas rodovias gaúchas, manifestando-se favoravelmente ao seu funcionamento e comentando os serviços prestados pelas concessionárias dessa atividade. A seguir, foi realizada verificação de "quorum" para ingresso na Ordem do Dia, constatando-se a inexistência do mesmo. Às nove horas e quarenta e três minutos, constatada a inexistência de "quorum" para ingresso na Ordem do Dia, o Senhor Presidente declarou encerrados os trabalhos, convocando os Senhores Vereadores para a Reunião Ordinária de amanhã, à hora regimental. Os trabalhos foram presididos pelo Vereador Juarez Pinheiro e secretariados pelo Vereador Adeli Sell. Do que eu, Adeli Sell, 1º Secretário, determinei fosse lavrada a presente Ata que, após distribuída em avulsos e aprovada, será assinada por mim e pelo Senhor Presidente.

 

 


O SR. PRESIDENTE (Juarez Pinheiro): Registramos, com satisfação, o retorno do Ver. Adeli Sell, saindo de convalescença, retornando às suas atividades; a presença Ver. João Dib, que levou um susto na estrada.

O Ver. João Dib está com a palavra para uma Comunicação de Líder.

 

O SR. JOÃO DIB: Sr. Presidente e Srs. Vereadores, eu sempre digo que o tempo não passa, nós é que passamos, sem que ele seja modificado. É tão verdade que o tempo não passa que, se passasse, poderíamos dizer em que momento ele começa e em que momento se encerra. As nossas vidas se iniciam e se encerram, mas o tempo, não. O tempo não passando, marcamos a nossa passagem no tempo.

Na madrugada do dia 31 de dezembro tive um acidente na Free-Way, onde o meu carro capotou, dando duas voltas. Foi muito susto e muito barulho, mas, felizmente, não aconteceu nada para as quatro pessoas que estavam no carro, pois dele não sobrou nada.

Estou dizendo isso porque quero fazer um registro que considero importante. Tenho, com muita freqüência, ouvido falar mal do pedágio, mas, do momento em que saí do carro e me deram um banquinho para sentar na pista, não devem ter passado três minutos, chegando, em seguida, uma ambulância, com uma miniunidade de terapia intensiva móvel e o guincho. Levaram-me para o Hospital Santo Antônio, sem maiores necessidades mas, insistiram, e fui na ambulância móvel, na mini UTI. Atendimento perfeito.

Vejo o quanto vale o pedágio. Eu já tinha um apreço pelo pedágio, porque entendo ser seu retorno de grande valia. Houve um dia em que eu viajei de Porto Alegre a Mostardas, na chamada Estrada do Inferno. Saí daqui às nove horas; faltou gasolina às quatro horas da tarde, a 2Km de Mostardas, pelas péssimas condições da estrada. Então, é economia de combustível, economia do veículo. Tudo isso é muito bom, mas eu não tinha visto tal atendimento. Lembro que, em 1996, quando eu quebrei a perna, com três médicos dentro da minha casa, dois médicos meus filhos, Dr. Márcio Abreu, Dr. Márcio Bolzoni, Dr. Márcio Abreu me atendeu também, mas salvo os meus dois filhos, levei mais de uma hora para conseguir uma ambulância para me transportar para o Hospital.  Mas, como eu disse, os fatos acontecem, marcam no tempo, mas o tempo não passa, nós passamos.

Hoje, até para tristeza minha, fui informado, antes de aqui chegar, que o ventilador do meu gabinete incendiou. O gabinete está com uma fuligem só, não dá para entrar. De repente, alguma coisa está sendo dita para o Ver. João Dib, para ele ter mais cuidado, ou, então, que ele está sendo protegido.

De qualquer forma, fico satisfeito por estar aqui no meio de todos, com a mesma tranqüilidade de sempre, podendo pensar em ser útil. Saúde e paz.

 

(Não revisto pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE: Solicito ao Ver. Adeli Sell que faça a chamada nominal para verificação de quórum para a entrada na Ordem do Dia.

 

(Após a verificação de quórum.)

 

Não havendo quórum para entrarmos na Ordem do Dia, estão encerrados os trabalhos da presente Sessão. Convoco os Srs. Vereadores para a Reunião de amanhã, à hora regimental.

 

(Encerra-se a Reunião às 09h43min.)

 

* * * * *